Do processo de Inovar (ponto de partida) até a transformação digital (ponto de chegada) há uma grande jornada em que conhecimentos sobre novas tecnologias, cultura e estratégia são pontos-chave.
Sendo a inovação um processo e não uma obra do acaso, como as empresas podem trazê-la ao seu dia a dia?
O que é Inovação?
Talvez assuste pensar em Inovação, que por si já parece ser algo difícil de se colocar em prática, como apenas um ponto de partida para o processo de transformação digital. A jornada é realmente desafiadora e depende tanto de conhecimentos técnicos específicos em tecnologia quanto de “people skills” adequados, como criatividade, trabalho em equipe e planejamento.
Conforme a definição da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para apoio a projetos de pesquisa relacionados a produtos e serviços inovadores, inovação é a implementação de um produto, bem, serviço, processo ou método novo, ou significativamente melhorado, contribuindo com os resultados dos negócios. Nesse contexto, para atingir a transformação digital é necessário orientar os processos de inovação ao objetivo de migrar o processos e a gestão para o ambiente digital.
As inovações podem ser classificadas por “foco” e por “impacto”
Por foco, temos:
a) Inovação de produtos ou serviços (o que fazemos);
b) Inovação de processos (como fazemos);
c) Inovação de negócios (como ganhamos dinheiro);
d) Inovação de gestão (relacionamento corporativo).
Por impacto, temos:
a) Inovação Incremental (evolução, sem mudança brusca);
b) Inovação Radical (introduz nova tecnologia e modifica o mercado);
c) Inovação Disruptiva (há uma mudança brusca que quebra paradigmas).
Muitas coisas podem dar início a um processo de inovação, por exemplo, mudanças no padrão de consumo, busca de incrementos de receita, intensificação da competição, busca por redução de custos ou automatização de atividades, mudanças em regulamentações, mudanças tecnológicas, posicionamento estratégico voltado a liderança de mercado, entre outros.
Como as empresas podem trazê-la ao seu dia a dia?
Apesar de não existir fórmula pronta, a inovação é fruto de um processo, e a cultura de inovação passa pelas etapas de incentivo à apresentação de ideias, reconhecimento, colaboração interdepartamental, programa de incentivos, tempo dedicado, recursos, e mensuração.
Para que a inovação possa apresentar resultados eficientes relacionados à transformação digital, é imprescindível que existam nas organizações profissionais (internos ou consultores) com conhecimentos específicos, de complexidades diversas, afinal estamos em tempos de internet das coisas (IOT), inteligência artificial (IA), robotização, blockchain, dentre outras.
(*) Gustavo Melli é diretor jurídico, compliance e membro do Open Mind Brazil LinkedIn
Fonte :O Tempo
Deixe um Comentário