11/01/22
Uma das maiores dificuldades em empresas, principalmente as mais novas, é ter uma visão clara sobre todas etapas necessárias para alcançar o objetivo esperado. Se você ou a sua empresa está passando por isso, calma!
Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o fluxograma de processo, a ferramenta que irá lhe ajudar a ter mais clareza em cada etapa de seus processos.
O que é um fluxograma de processo?
Também chamado de documentação de processos, o fluxograma de processo é uma documentação interna criada para ajudar na conclusão de uma tarefa ou projeto, descrevendo todas as etapas necessárias para que essa tarefa seja concluída e servindo como um guia. E como o próprio nome indica, essa documentação de processos leva mais em consideração os passos tomados para garantir um resultado e não no impacto final em si.
Para que serve um fluxograma de processo?
Entre algumas das vantagens de fazer uso do fluxograma de processos, estão:
- Melhoria na produtividade de toda a equipe
- Melhoria na qualidade do produto ou serviço produzido, uma vez que se torna mais fácil encontrar e solucionar problemas
- Facilita o raciocínio da equipe
- Permite ter mais controle sobre os processos e etapas
- Facilidade em perceber atrasos em certas etapas
- Ter um objetivo claro de todo o processo
Vale destacar que ter processos claros e bem definidos em uma empresa é fundamental para quem busca otimizar a eficiência e qualidade das entregas, ou até mesmo para quem visa certificações como a ISO 9001.
Como ler um fluxograma de processos
Início ou fim: representado por um símbolo em forma de pílula, essa etapa deve ser inserida sempre que iniciar ou finalizar o processo, com o início indicando uma entrada de informações e o fim indicando o resultado desejado.
Decisão: representado por um losango, esta etapa indica a necessidade de tomar uma decisão sobre determinado assunto. Dependendo da resposta, o processo irá seguir caminhos diferentes e também terá resultados diferentes.
Processo: representado por uma forma retangular, esta etapa é a mais utilizada dentro de um fluxograma de processo e serve para indicar quais ações deverão ser tomadas para alcançar o resultado desejado.
Processo Pré-definido: representado também por uma forma retangular, mas desta vez com duas linhas internas, essa etapa indica qualquer passo que já exista em outro fluxograma de processo e que deverá ser reutilizado neste.
Operação Manual: representado por um trapézio invertido, esse elemento, como o próprio nome já diz, indica a necessidade de uma operação manual dentro do processo. Também serve para indicar as atividades não automatizadas que deverão ser realizadas apenas até um certo momento.
Documento: representado por um retângulo com uma “ondinha” embaixo, este elemento indica a existência de um determinado documento necessário para a conclusão de certa tarefa.
Conector: representado por um círculo, o conector tem a função de unir um ponto a outro dentro do fluxograma, caso o mesmo seja complexo e extenso. Ele é usado então junto com o fluxo de linha, para garantir uma boa leitura do documento.
Fluxo de Linha: representado por uma seta, esse elemento é usado para conectar os demais elementos uns com os outros, indicando também a direção para qual o fluxo está indo.
Além dos símbolos acima, é possível encontrar outros dentro dos fluxogramas. Porém, não é recomendado usar mais do que o necessário, já que pode “sujar” o documento visualmente e atrapalhar a leitura dele.
Deixe um Comentário