31/05/2021
Ambientes dão corpo a ideias inovadoras e geram negócios de alto valor agregado; 16 cidades do Norte do Paraná contam com espaços como estes
O número de ambientes de inovação cresceu 300% nos últimos três anos no Paraná, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR). O índice tem como base o número de espaços desse tipo acompanhados pela entidade através do programa Habitats PR de Inovação, que passou de 25, em 2018, para 100 em 2021. Entre eles, estão incubadoras, aceleradoras, hubs, parques tecnológicos, centros de pesquisa e desenvolvimento e coworkings.
“Os habitats de inovação abrigam as empresas que já têm uma natureza de inovação e dão ‘mais músculo’ para elas, tornando-as mais robustas para que possam realmente se consolidar”, explica Sérgio Ozório, consultor do Sebrae/PR. “Isso é feito através de consultoria, mentorias que vão dando melhor condição para que essas empresas possam avançar. Porque elas são muito frágeis, às vezes. Têm uma boa ideia, mas têm que transformá-la em algo concreto.”
São desses espaços que surgem empresas de alto valor agregado. Os habitats de inovação também tornam a inovação mais tangível para o ecossistema e para os próprios empresários, diz Ozório. “O habitat materializa para os próprios empresários a questão da inovação, eles são importantes para que o ecossistema se consolide a cada dia.”
Além de oferecer estrutura própria para receber as empresas, os habitats de inovação precisam contar com pessoas capazes de orientar empreendedores com consultorias e mentorias, destaca o consultor. “Esses habitats têm que ter uma estrutura para receber empresas e dar toda a sustentação. Não só estrutura física, mas toda uma retaguarda de pessoas que possam orientar e mostrar caminhos para dar um norte a empresas que ainda estão imaturas.”
Na região Norte do Estado, os ambientes de inovação estão presentes em 16 cidades (veja no final).
O programa Habitats PR de Inovação oferece workshops e mentorias aos participantes e os auxilia a elaborar um plano de ação. Com o programa, o Sebrae/PR identifica e aponta para ambientes de inovação que podem ajudar a fortalecer e a alavancar os ecossistemas potenciais em cada região, ajudando a impulsionar os habitats existentes e estimulando a criação de outros.
A entidade também auxilia estes espaços a aprimorar seus trabalhos por meio da participação no edital de Convênio com Incubadoras do Paraná para implantação do Modelo Cerne de Gestão; da Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras (Reinova-PR); de oficinas e diagnósticos de modelagem de negócios para ambientes de inovação; e do Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec).
Na região Norte do estado, os ambientes de inovação estão instalados de forma física e digital nas cidades de Londrina, Apucarana, Santo Antônio da Platina, Santa Mariana, Assaí, Ibiporã, Cambé, Rolândia, Jacarezinho, Cambará, Andirá, Bandeirantes, Wenceslau Braz, Ibaiti, Siqueira Campos e Cornélio Procópio.
Fonte: Portal Futurista
Deixe um Comentário