43 99188 7566
inovemmlondrina@gmail.com
InovemmInovemmInovemmInovemm
  • EletroMetalMecânico
  • Programação
  • Galeria
  • Notícias
  • Contato
  • Inscreva-se

Hibridização manterá o 1.0 como principal motor no Brasil

Por inovemm | Notícias | 0 comentário | 12 abril, 2024 | 0

Com sistemas híbridos leves, os 1 litro tendem a dominar o segmento de entrada pelo menos até o começo da próxima década.

Impulsionados por alíquotas reduzidas de impostos, eles dominaram quase que integralmente o mercado brasileiro de automóveis nos anos 1990. Após sensível decréscimo, desde o fim da década passada os motores de 1 litro, empurrados agora por turbos e tecnologias que asseguram desempenho e eficiência, ganharam novo fôlego e novamente respondem pela maioria das vendas.

No ano passado, estavam presentes em 54,5% dos automóveis emplacados, muito acima do patamar registrado na década anterior, quando a participação média, ainda sem a adoção do turbo, ficou na casa dos 32 a 33%, com os propulsores de capacidade volumétrica acima e até 2 litros representando mais de 60%.

Em 2022, os 1 litro representaram 54,8% das vendas, um impressionante salto de 10,7 pontos porcentuais sobre a participação registrada em 2021. Foi a primeira vez em doze anos que o segmento voltou a dominar mais da metade do mercado  brasileiro.

No primeiro trimestre de 2024 não tem sido diferente. Os 1 litro novamente mantiveram participação ao redor de 54%, com os acima e até 2 litros respondendo por 44%.

A pergunta que cabe é: o Brasil iniciou um “segundo longo reinado” dos 1 litro ou novas tecnologias podem alterar essa tendência dos últimos três anos.

Para quem torce o nariz e associa  os 1.0 à jaboticaba, Murilo Briganti, diretor de operações da Bright Consulting, tem uma má notícia: tão cedo, mesmo com a eletrificação nascente, os 1.0 seguirão com papel relevante, para não dizer protagonista, no Brasil.

“A tendência é que a participação de motores de 1 litro cresça até um pouco mais nos próximos anos, para somente depois, com a ampliação da oferta dos eletrificados e elétricos, recuar novamente”, avalia Briganti, que estima que em 2030 a penetração esteja ainda próxima dos 50%.

Daí para frente, o quadro tende a mudar e as versões turbinadas, hoje respondendo por um de cada dois 1 litro vendido, devem se fazer mais presentes como base para os motores híbridos leves, de 48 volts, mais baratos e aptos a veículos de entrada. Briganti prevê que eles representarão até 60% desse segmento específico.

“No caso dos híbridos plug-in, por exemplo, as montadoras devem adotar motores de maior capacidade volumétrica e potência, a partir de 1.2 litro, por exemplo.”

Além de aspectos técnicos, contribuirá para isso o fim de vantagens tributárias para os 1.0, como o IPI menor. “Com o Progama Mover, a alíquota reduzida de 7% não existirá mais. O tributo será definido por vários fatores como, por exemplo, potência, eficiência energética ou reciclabilidade. Assim, as montadoras deixarão de ter tantos benefícios como têm hoje com uma legislação defasada.”

Um motor turbo 1.0 atual tem até 130 cavalos de potência atualmente, contra 70 a 80 cavalos dos naturalmente aspirados e dos jurássicos 50 cavalos das versões carburadas que deram origem ao segmento dos chamados carros populares no início do anos 90, as tais jabuticabas.

Fonte: autoindustria

Sem tags.

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • (sem título)
  • 113ª Reunião da Governança Inovemm
  • 112ª Reunião da Governança Inovemm
  • Reunião Pós Inovemm
  • 111ª Reunião da Governança 11.06.2024

Comentários

    Arquivos

    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019

    Categorias

    • Galeria
    • Notícias
    • Uncategorized

    Meta

    • Cadastre-se
    • Acessar
    • Feed de posts
    • Feed de comentários
    • WordPress.org
    © 2019 Inovemm. Desenvolvido por Weblite | All Rights Reserved
    • EletroMetalMecânico
    • Programação
    • Galeria
    • Notícias
    • Contato
    • Inscreva-se
    Inovemm