04/01/23
Como tirar a inovação do papel para a prática? Como medir os resultados de Inovação? Quais são os passos para inovar? Nesse artigo aprenda tudo o que você precisa para alcançar resultados aplicando a inovação no seu negócio.
Você sabe como medir os resultados práticos da Inovação? É muito comum se deparar com dúvidas sobre quais resultados a Inovação pode trazer e como metrificar esses resultados.
Quais são os objetivos de inovação?
Primeiramente, uma empresa não consegue inovar com eficácia e eficiência sem ter seus objetivos muito claros. Afinal, se não sabemos para onde vamos, qualquer lugar está bom, não é verdade? Entre os 13 objetivos mais comuns para uma empresa são:
- Tempo – Otimizar o tempo de processos;
- Produtividade – Melhorar a produtividade do time;
- Eficiência – Melhorar a qualidade de entrega;
- Conveniência – Tornar as coisas mais fáceis para o consumidores;
- Qualidade – Melhoria continua;
- Necessidades dos clientes – Resolver problemas e melhorar as entregas;
- Customer Experience – Melhorar a experiência do cliente;
- Riscos – Aprender a reduzir os riscos, sem abrir mão de se arriscar;
- Performance – Metas de desempenho;
- Competitividade – Garantir a vantagem competitiva da empresa;
- Conhecimento – Desenvolver o know-how dos colaboradores;
- Sustentabilidade – Como tornar os processos mais sustentáveis;
- Qualidade de Vida – Tornar a vida de colaboradores e consumidores melhor.
Entenda quais são suas necessidades
Você sabe dizer com objetividade quais são os pontos fortes e de melhoria, possíveis desafios e oportunidades do seu time?
Para te ajudar com isso, a AAA Inovação utiliza a Matriz de Competências, assim você pode analisar quais competências já são dominadas e quais precisam ser desenvolvidas:
2) Curadoria de conteúdo
Uma boa curadoria de conteúdos é essencial para um melhor aproveitamento e resultado desse projeto. Quais temas são relevantes? Quais habilidades precisam ser desenvolvidas? Qual seu orçamento e quanto você está disposto a investir? Essas são perguntas essenciais para te ajudar a fazer uma curadoria que dê resultados reais.
3) Innovation Experience (iX)
Segundo Arthur Igreja, um dos fundadores da AAA Inovação, inovar é sinônimo de fazer acontecer. As experiências de inovação são excelentes para um bom aprendizado do conteúdo. William Glasser, Psicólogo e Psiquiatra, foi o criador da Pirâmide do Aprendizado, que confirma porque a prática é indispensável na educação:
Segundo sua teoria, 75% é do aprendizado acontece quando discutimos, perguntamos e debatemos o tema, e 90% é aprendido quando ensinamos alguém. Por esse motivo, os projetos de inovação da AAA incluem desafios, experiências e soluções ágeis para problemas reais da empresa.
“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes.” – William Glasser
Resultados e Plano de Ação
Lá no início você definiu seu objetivo para inovar, certo? Agora chegou a hora de pensar em como medir a inovação. As métricas de inovação podem ser tanto quantitativas como qualitativas – inclusive, devemos usar ambas para um resultado ainda mais claro!
Veja 10 exemplos de métricas de inovação:
- Número de novas ideias x Número de ideias testadas e validadas;
- Número de áreas sugerindo novas ideias x Iniciativas que saíram do papel;
- Quantidade de ideias selecionadas x Custo por aprendizado;
- Quantidade de ideias x Velocidade de implementação;
- Quantidade de demos do novo produto x Crescimento da carteira de clientes;
- Número de novos usuários/clientes x Custo de aquisição de novos entrantes;
- Número de parcerias de negócios x Redução de custo a partir da inovação;
- Número de colaboradores treinados x NPS de clientes com novos produtos;
- Conhecimento adquirido x Capital necessário;
- Dissolução do departamento dedicado à inovação x Crescimento da contribuição em todos os outros departamentos.
Fonte : AAA Inovção
Deixe um Comentário