Mostrando a importância da agenda ESG nas empresas, o estudo “Tendências de RH 2023” da consultoria Korn Ferry revela que 67% das empresas no Brasil adotaram o ESG como pilar estratégico, enquanto 33% ainda não o fizeram. Além disso, 75% das empresas planejam adotar práticas ESG nos próximos 12 a 18 meses, enquanto 25% não têm essa intenção.
O estudo identifica as prioridades ESG, incluindo a redução de emissões, uso eficiente de recursos, energias renováveis, investimento em projetos filantrópicos e políticas de recursos humanos alinhadas aos valores da empresa. Apesar da adesão favorável, 54% das empresas ainda não estabeleceram metas para suas estratégias ESG. O estudo também mostra que CEOs e executivos têm a maior responsabilidade na implementação das políticas, e as metas ESG influenciam os bônus, variando de 10% a mais de 30%.
O levantamento também abordou a estrutura organizacional das empresas em relação ao ESG, revelando que 74% possuem conselho de administração e 52% têm comitês relacionados à agenda. A pesquisa indica que 86% das empresas têm um comitê responsável pela governança e monitoramento das metas ESG. A pesquisa foi realizada entre junho e julho, com tabulação e análises realizadas no fim do ano, contando com a participação de 652 empresas em países da América Latina, destacando os resultados específicos do Brasil. Os países participantes foram a Argentina (125 participantes), Brasil (265 participantes), Chile (117 participantes), Colômbia (78 participantes) e Peru (67 participantes).
Fonte: Siderurgia Brasil
Deixe um Comentário