06/10/2021
Nesta terça-feira (5), o governo do Paraná lançou o Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento socioeconômico e aumentar a competitividade das empresas paranaenses, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços. O programa foi idealizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e cria as Agências de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), que serão implementadas nas sete universidades estaduais do Paraná.
Serão aplicados R$ 10 milhões do Fundo Paraná e da Secretaria de Estado da Fazenda no programa, valor que será operacionalizado pela Fundação Araucária a partir de três editais de chamamento. A gestão dos recursos será realizada pelas Fundações de Apoio das instituições de ensino superior.
O programa deverá apoiar iniciativas locais e regionais, com foco na realização de projetos de educação e qualificação profissional; ciência, tecnologia e inovação; infraestrutura econômica e urbana; e desenvolvimento social, artístico e cultural, fortalecendo os mecanismos de gestão, infraestrutura e serviços tecnológicos das instituições estaduais de ensino superior.
A seleção dos projetos a serem viabilizados ficará a cargo de comitês de gestão das Ageunis, que terão a participação de empresas, entidades do setor produtivo e municípios (prefeituras e associações municipais).
As atividades da Ageuni contemplam quatro eixos temáticos: parceria entre universidade e empresa; inovação e apoio para microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas (MPEs), cooperativas, associações e empreendimentos solidários; universidade empreendedora; e universidade e desenvolvimento regional sustentável.(com informações da Agência Estadual de Notícias)
Fonte: Portal Futurista
Deixe um Comentário