27/01/23
Qual a melhor maneira de implementar a inovação no seu negócio? Quantas formas existem de inovar na prática? Separamos 15 Metodologias Inovadoras para implementar a inovação em sua organização. Para aprender mais no assunto, confira o artigo completo a seguir.
O que são metodologias de inovação?
Como ideias revolucionárias não surgem rotineiramente, a melhor solução é utilizar metodologias de inovação. Como o nome diz, são processos que você implementa no dia a dia e que promovem a inovação na forma como você trabalha. Assim, você pode encontrar oportunidades para promover seu negócio e continuar à frente da concorrência. A inovação vai muito além do ato de fazer algo novo, ela tem a ver com o processo de melhoria contínua e incremental.
Inovar também pode ser encontrar uma forma original de resolver um problema, melhorar processos e evoluir em pequenas coisas que possam ser transformadoras. A inovação afeta muito no sucesso de uma empresa, veja dois exemplos disso:
- Apple: Uma das maiores Big Techs atuais, a Apple é líder em inovação. Pelo fornecimento de produtos e serviços únicos, ela ganhou destaque por meio de uma inovação, e continua tendo grande sucesso pelo mesmo motivo.
- Nokia: Uma das Big Techs mais antigas do mundo, que já foi a maior fabricante de aparelhos móveis. Porém, não foi inovadora o suficiente para se adaptar à chegada dos smartphones. Quando resolveu atualizar o seu dispositivo já era tarde demais para competir com os concorrentes.
Top 15 metodologias de inovação
Quando se trata de inovação, é difícil encontrar padrões entre diferentes empresas. Isso se dá porque cada equipe tem sua cultura, conhecimentos em comum e pontos de melhoria. Ao contrário do que muitos podem pensar, não existe apenas uma forma de implementar a inovação no dia a dia de uma equipe. Confira 15 metodologias que se encaixam em diferentes contextos, e podem ser de ajuda ao colocar a inovação em prática no seu negócio.
1. Lean Startup
Essa metodologia envolve a identificação e eliminação de desperdícios nos processos e está relacionado ao ambiente da startups. A proposta é passar por 3 passos principais: Construir – Medir – Aprender. Os resultados dessas fases são, respectivamente, Código – Dados – Ideias. Confira abaixo:
Aprenda a colocar essa metodologia na prática clicando aqui!
2. Human-Centered Design (HCD)
Muito parecido com a metodologia inovadora do Design Thinking, o Human-Centered Design gera soluções criativas tanto para os clientes quanto os colaboradores.
Como o próprio nome diz, o “Design Centrado no Ser Humano” tem foco nas pessoas. Qual a necessidade, desejo e comportamento que certo grupo de pessoas tem? Para ajudar, o processo passa por 3 lente:
- Desejo: O que as pessoa desejam?
- Praticabilidade: O que é possível técnica e organizacionalmente?
- Viabilidade: O que é viável financeiramente?
Depois de definir quais ideias passaram pelas 3 lentes, está na hora de colocar em prática. Para isso usamos o método HCD, assim como o nome: Hear, Create e Deliver.
3. Open Innovation
A Inovação Aberta vai totalmente ao contrário da ideia de que seus concorrentes são “inimigos”. Hoje as empresas percebem que jamais apenas uma empresa terá toda a expertise para se manter inovando sem que precise de contribuições externas.
4. Design Thinking
Literalmente “desenhar um pensamento” a metodologia do Design Thinking nos ajuda a transformar uma ideia inovadora em algo real e praticável. Uma das formas mais famosas de desenvolver produtos, idealizar projetos e solucionar problemas se baseando no processo que designer utilizam, que fazem parte do conjunto de fazer pesquisas, brainstorms, prototipagem, etc. Confira abaixo as 6 fases dessa metodologia:
Saiba mais sobre o tema e cada fase dele clicando aqui!
5. Business Model Canvas
Para um negócio ser inovador, não apenas as pessoas precisam ser inovadoras, mas o próprio modelo de negócio precisa se reinventar para acompanhar a mudança do mercado e do mundo.
Essa metodologia inovadora foi desenvolvida por Rose-Hulma Institue of Technology, e ilustra o processo pelo qual uma organização ajusta ao seu modelo de negócios. Esse processo envolve 4 etapas, que são:
6. Golden Circle
Essa metodologia consiste em pensar primeiro na razão pela qual se está criando ou fazendo algo. Criada por Simon Sinek, o Golden Circle pode ser ilustrado literalmente por um círculo:
Assim como a imagem mostra, o propósito é o ponto de partida, é o que vai definir o “como” e por último o “o quê”. Essa metodologia é muito usada na área do marketing, onde o desejo e necessidade do consumidor é o que os leva a querer saber o “como” e “o quê” a empresa oferece.
7. Growth Hacking
O que faz seu negócio crescer? O Growth não é apenas uma metodologia, mas uma mentalidade que busca constantemente formas inovadoras de ter sucesso. Mas não só querer ter sucesso, o Growth é composto por metas e objetivos específicos, como: aumentar em 50% o número de clientes ou para dobrar a receita, aí sim é Growth!
8. Método SMART
Se o seu objetivo é definir metas e objetivos inteligentes, o método SMART vai te ajudar muito com isso. Ele funciona como um “filtro e ‘estruturador’ de ideias”, onde as ideias precisam passar por 5 condições que acompanham a sigla do nome:
- Specific (específico)
- Measurable (mensurável)
- Achievable (alcançável)
- Relevant (relevante)
- Timed (tempo ou cronometrada)
Aprenda mais sobre como aplicar cada fase do método nas suas ideias clicando aqui!
9. Storytelling
Você sabe cativar sua audiência? Que tipo de conexão você cria com seus cliente para que eles voltem? O Storytelling é um método onde você comunica o objetivo do seu negócio, “vende sua história” e cria conexão com quem a escuta.
10. Octógono da inovação
Essa metodologia apresenta um conjunto de 8 dimensões que devem ser configuradas para melhorar o potencial de uma empresa.
- Estratégia: Indica a direção dos resultados esperados e facilita o desdobramento do plano de inovação;
- Liderança: Investe tempo e esforço em busca dos objetivos de inovação traçados na estratégia;
- Estrutura: Distribui a responsabilidade da inovação em todos os níveis da liderança e operação;
- Relacionamento: Estabelece relacionamentos externos para alavancar os resultados da inovação;
- Pessoas: Estimula, reconhece e recompensa, as ações inovadoras feitas por colaboradores;
- Cultura: Implementa atividades inovadoras que gerem valor na jornada dos colaboradores;
- Processo: Aplica um Processo de Gestão Estratégica da Inovação aderente a sua cultura;
- Funding: Disponibiliza mais capital para inovação e cria uma estratégia de captação de recurso.
11. Design Sprint
Para entender melhor essa metodologia, primeiro vamos entender o que significa cada palavra de seu nome: Design, que é estruturar, desenhar e mapear algo; e Sprint, que está ligada a rapidez e agilidade.
Ele consiste em 3 etapas: planejamento, prototipagem e testagem; podendo ter a duração média de 1 ou 2 semanas. Esse processo é muito recomendado para acelerar a testagem de ideias. Onde em um período de 5 dias as ideias podem ser estruturadas, testadas, avaliadas e consolidadas.
12. Oceano Azul
Essa estratégia é direcionada para quem deseja explorar novos setores do mercado. Uma ótima estratégia para quem deseja ser ainda mais inovador, e poder investir em uma área nova, sem o desafio de ter concorrentes.
Separamos 5 dicas para colocar essa metodologia em prática:
- Defina as metas e objetivos da empresa
- Estabeleça sua estratégia e seu plano de ação
- Faça pesquisas e entenda o seu mercado
- Estude a concorrência e aprenda com ela
- Adapte sua estratégia
13. Benchmarking
O benchmarking é um detalhado processo de comparação e medição de diferentes nichos de negócios. A partir dessa análise, a empresa absorve as características e qualidades observadas, para identificar oportunidades de melhoria em seus métodos, e até mesmo prever quais serão as próximas tendências e seus próximos passos.
Saiba mais sobre essa metodologia no Blog da AAA Inovação, clicando aqui!
14. Brainstorming
Essa metodologia é muito conhecida no mundo corporativo, pois tende a ser um processo ágil, produtivo e inovador. As reuniões de brainstorming são oportunidades para todo o time se reunir com foco em um ponto em específico, onde cada um compartilha suas ideias de solução para serem discutidas.
Mas para que a reunião seja bem sucedida, é importante que o líder lembre de alguns pontos:
- Evite o julgamento, nenhuma ideia é ruim;
- Incentive a diversidade, contextos e visões diferentes facilitam a inovação;
- Concentre-se na quantidade de ideias, depois em como aplicá-las;
- Defina um objetivo claro para a reunião, assim as ideias não se dispersam;
- Estabeleça um tempo limite;
- Tenha uma pessoa neutra para manter o foco do grupo.
15. Cisne Negro
Essa metodologia ganhou seu nome devido a um evento surpreendente que aconteceu na Austrália durante o século XVII. Até então, existência do cisne era desconhecida, e assim se tornou um marco para descrever eventos imprevisíveis, improváveis e impactantes.
Qual a relação disso com a Inovação? Muitos ficam com receio de inovar, exatamente pela imprevisibilidade que ela pode ter. Assim, a metodologia do Cisne Negro consiste em estar preparados para se adaptar.
Fonte: AAA Inovação
Deixe um Comentário