24/10/2019
Uma pesquisa da Harvard Business Review identificou os erros mais comuns, cometidos por líderes, que impedem a inovação
O papel do líder é motivar seus funcionários e promover inovação. Nem sempre dá certo. A Harvard Business Review perguntou a 41 líderes o que impede uma empresa de inovar.
Cinco respostas se destacam: negligência inconsciente, superproteção, excesso de confiança, excesso de esforço e desvalorização.
Negligência inconsciente
Às vezes, para fomentar a criatividade, o chefe aprova muitas ideias e projetos. No entanto, de nada vale fazer isso sem cobrar resultados de seus funcionários. O excesso de projetos também leva a falta de clareza em relação à prioridade da empresa.
A solução é garantir que os projetos estejam alinhados aos objetivos da empresa e que os empregados sejam cobrados a respeito do andamento deles. Garantir que todos estejam suficientemente motivados para começar os projetos designados.
Superproteção
Ideias são uma moeda valiosa no mundo dos negócios. Mas o medo de serem criticadas, ou até mesmo roubadas, tem efeito inibidor.
Compartilhar ideias, buscar conselhos e trabalhar elas em grupo é a melhor maneira de evitar o problema da superproteção. Ter um orientador, alguém mais experiente que possa analisar suas ideias de forma crítica, é vital. Larry Page, fundador do Google, por exemplo, recebeu conselhos de Steve Jobs para alavancar seus negócios.
Excesso de confiança
Achar que tudo sempre vai dar certo pode ser uma armadilha para empreendedores. Pode, por exemplo, fazer a equipe não saber lidar com problemas que surjam pelo caminho. Também pode fazer com que estes problemas não sejam percebidos até que seja tarde demais.
Confiança é importante para manter uma equipe motivada, mas é preciso preparar os funcionários para enfrentarem situações difíceis.
Excesso de esforço
Funcionários motivados são bons, mas é preciso dar espaço para poderem recarregar as baterias. Descanso, seja sono bem-regulado ou tempo de lazer, é necessário para que sempre estejam trabalhando bem.
Uma das maneiras de garantir isso é tornar o ambiente de trabalho em um que membros da equipe se sintam na liberdade de falar a respeito de estresse, cansaço e pedir tempo de folga.
Desvalorização
O mercado pode ser cruel e acabar com os planos da empresa. Por exemplo, uma ideia inovadora em 2019 pode perder seu valor em 2020. Quanto mais tempo polindo um mesmo projeto, maior a chance de se desvalorizar no mercado.
Líderes precisam garantir um ambiente de trabalho ágil, em que velocidade e controle de qualidade sejam balanceados, sem um tirar do outro.
A pesquisa, segundo a HBR, visa encontrar maneiras de um gerente ou chefe tirar as amarras que prendem seus empregados e os impedem de crescer. Quanto menos amarras, maior a chance de sucesso para toda a empresa.
Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir.
Fonte: Época
Deixe um Comentário