01/02/22
Se você é um pequeno empreendedor e tem encontrado dificuldade para acessar o financiamento público, chegou a hora de investir no seu sonho. O Programa Crédito Inovação Finep-Sebrae, lançado nesta terça-feira (14), irá disponibilizar R$ 1 bilhão em recursos para as micro e pequenas empresas. A Finep Inovação e Pesquisa, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com o Sebrae, vai beneficiar mais de quatro mil empresas com receita operacional bruta de até R$ 4,8 milhões.
A importância do trabalho em equipe em prol da inovação foi destacada pelo ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes. “A pandemia nos mostrou que acima de qualquer coisa, pessoas unidas podem mudar realidades. Essa parceria vai transformar conhecimento em emprego, em mais produtividade, em novas empresas, em soluções para nosso país”, declarou.
Carlos Melles, presidente do Sebrae, pontuou que o programa será direcionado para negócios focados em inovação, o que irá impactar diretamente na geração de novas tecnologias e melhoria no ambiente de negócios. “É uma iniciativa muito frutífera. Por meio da expertise de cada instituição envolvida, vamos dar suporte aos empreendedores que movimentam nosso país”, afirmou.
O presidente da Finep/MCTI, Waldemar Barroso, observou que o acesso ao crédito é um problema recorrente entre os micro e pequenos negócios. “Fizemos uma arquitetura nesse projeto que vai gerar riqueza e melhorar a vida do empreendedor inovador. Nós sabemos que o acesso a recursos muitas vezes é um desafio. Ações como essa são cada vez mais necessárias”, disse.
Como funcionará
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferecerá consultoria gratuita e capacitação para a elaboração das propostas e submissão dos pedidos de financiamento, que terá taxas bastante atrativas, e ainda poderá conceder garantia aos financiamentos por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). O objetivo é auxiliar pequenos negócios a acessarem crédito com as melhores condições de mercado para o investimento em atividades de inovação. O anúncio da nova linha faz parte da programação do evento em comemoração ao dia da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que acontece na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF).
Os recursos do Programa serão operados pelos agentes parceiros do Finep Inovacred, em todos os estados brasileiros, por etapas que serão divulgadas oportunamente, com apoio da rede de consultores do Sebrae. A ação conta, ainda, com a parceria da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).
Os projetos serão enquadrados em algumas linhas operadas pela Finep/MCTI, com taxas que poderão variar entre 4,5% e 8,2% ao ano, e prazos diferenciados para pagamento. Veja detalhes aqui.
Há uma expectativa de que o Inovacred, que financia projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e o Inovacred Expresso, que financia atividades de inovação, com processo simplificado de enquadramento, sejam as campeãs de busca. Elas possuem taxas que variam de 6,1% a 8,2% ao ano. O Inovacred Conecta, que financia projetos com a parceria com universidades e demais instituições de pesquisa, possui taxa de 5% a.a. e prazo de 11 anos para pagamento. No leque de ofertas, há ainda o Inovacred Telecom, voltado ao apoio a projetos de pesquisa, desenvolvimento e Inovação relativos à conectividade, tais como projetos do setor de telecomunicações e Internet das Coisas (IoT).
A parceria Finep-Sebrae é muito importante para impulsionar o crédito à inovação para pequenos negócios. Conforme alguns levantamentos, as empresas deste perfil necessitam de crédito para impulsionar seus negócios, mas poucas têm buscado o financiamento público à P,D&I. Pesquisa realizada pelo Sebrae e pela Finep/MCTI com 833 startups no período de 28 de maio a 3 de junho de 2020, mostrou que, naquele momento, 85% das empresas entrevistadas necessitavam de crédito, mas que apenas 9% tinham conseguido o acesso.
Por sua vez, dados do IBGE mostram que, no Brasil, 66,3 mil pequenos negócios inovaram ou buscaram inovar entre 2015 e 2017. Desses, apenas 489, ou seja 0,74%, receberam crédito público para P,D&I. Entre os principais motivos para a falta de acesso aos recursos estão a falta de conhecimento sobre o mecanismo, dificuldade no preenchimento das solicitações de financiamento, e ausência de certidões e de garantias.
Parceria Finep-Sebrae
O lançamento do novo Programa é fruto de um acordo de cooperação técnica realizado entre a Finep e o Sebrae. O objetivo é ampliar a competitividade e estimular o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no Brasil. O lançamento do novo programa é fruto desta parceria, que tem ainda como meta garantir melhorias nas linhas tradicionais de crédito da Finep/MCTI, no fundo garantidor do Sebrae, ações de sensibilização e capacitação da rede de parceiros, e a implementação de campanhas de divulgação dos instrumentos disponíveis para as empresas.
Para mais informações, acesse a página do Programa.
Fonte: Finep
Deixe um Comentário