19/12/22
Afinal, o que é a Transformação Ágil?
A transformação ágil é o processo de transição de uma organização inteira para uma abordagem ágil. Essa transformação é a implementação de práticas ágeis no geral, dentro de uma empresa. Esse modelo pode utilizar ferramentas como Scrum, Kanban, Lean, SAFe, Extreme Programming, entre outros.
O foco desse método é facilitar o fluxo de trabalho, transformando atividades que são mais exigentes em micro tarefas.
Vantagens de usar a Transformação Ágil
- Produtividade aprimorada – A transformação ágil melhora os processos, ser ágil está ligado a ser mais produtivo e eficaz nas entregas, já que o aprendizado se torna parte da cultura empresarial, visando melhor tudo que é produzido.
- Maior alinhamento entre áreas – O trabalho coletivo se torna mais harmônico pois as atividades, que antes eram separadas por setor, acabam sendo centralizadas nas ferramentas ágeis.
- Melhoria na experiência do consumidor – Uma das vantagens mais importantes da transformação ágil é o valor agregado entregue ao cliente. Isso porque é possível receber feedbacks em cada etapa do projeto, ajustando-o para entregar exatamente o que foi solicitado.
Aumentando a capacidade de lidar com mudanças
As empresas que aplicam metodologias ágeis costumam operar com um planejamento contínuo, por isso costumam ser mais flexíveis, lidando bem com cenários desafiadores e transformações não planejadas.
Aumentando a produtividade
As metodologias ágeis são focadas em produtividade, mais do que em diminuir o tempo de desenvolvimento, atuando para que todos se mantenham engajados e orientados aos mesmos objetivos.
Reduzindo riscos
A flexibilidade de modificações ajuda a reduzir o risco de erros ou falhas. É possível corrigir a tempo qualquer erro que possa ocorrer, auxiliando na redução de falhas e riscos, além de permitir que a empresa se posicione de forma rápida perante qualquer problema ou ameaça.
Fonte: G8 Ideias em Inovação
Deixe um Comentário