16/08/2019
Arena de pitchs no estilo “shark tank”, palestras sobre economia criativa, discussões sobre o futuro dos negócios e a presença feminina na liderança de empresas. Painéis sobre parcerias, inovação, vendas e muitas trocas sobre como escalar negócios. Esses são alguns dos assuntos do Startup Summit 2019, evento realizado pelo Sebrae em parceria com Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), que reuniu mais de 4 mil pessoas de todo o Brasil no Norte de Florianópolis.
Com objetivo de fomentar o ecossistema de inovação catarinense, o evento foi organizado para aumentar a competitividade da economia local, debater possibilidades do setor de tecnologia e, de quebra, mostrar que Santa Catarina tem um imenso potencial para absorver a demanda nacional de inovação. O evento é uma intensa experiência de imersão no universo de tecnologia e negócios voltados a startups, com uma feira de negócios bem organizada e sete palcos para palestras concedidas por nomes renomados de diversos setores.
Entre os palestrantes, estão profissionais como Martin Spier, engenheiro da Netflix, que na quinta-feira (15) falou de forma bem humorada sobre a sua rotina de trabalho na empresa que é referência em streaming. Confira aqui o vídeo da entrevista com ele.
Diversidade no cotidiano
Na programação, também teve destaque o painel entre Renata Henriques, coordenadora de projetos de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, Gabryella Correa, fundadora e CEO da Lady Driver, Talita Matos, gerente de comunidades do Impact Hub Floripa, e Tania Gomes Luz, da GirlBoss, em que compartilharam experiências como mulheres no setor e deram dicas para viver a diversidade no cotidiano de startups. Veja aqui a matéria na íntegra.
Economia criatividade e inovação
Em tempos de consumo mais consciente e preocupação com sustentabilidade e cooperativismo, inovar e exercitar a criatividade é cada vez mais importante, especialmente para empresas que querem se manter competitivas. Foi esse o assunto abordado por Arthur Nunes, diretor da Vertical Economia Criativa da Acate.
— Estamos falando de criar uma experiência em cima de produtos, que sejam de vida ou emoções — explica.
Nesse cenário, Santa Catarina se destaca, com essa forma de atividade econômica em plena expansão. Leia a matéria completa sobre o assunto aqui.
Oportunidade de divulgar negócios
Além de adquirir conhecimento e trocar experiências com outras empresas do ramo, participar do evento é também uma oportunidade de divulgar o negócio e expandir o alcance das marcas por Santa Catarina. Em pitchs gravados de até dois minutos no estande da NSC Comunicação, algumas das empresas que passaram pelo Startup Summit compartilharam sua expertise e comunicaram a inovação das suas soluções. Os vídeos das startups que já estão em fase de operaçãopodem ser vistos na íntegra aqui.
Sucesso do cliente
O idealizador da cultura de sucesso do cliente e referência em Growth Hacking, Lincoln Murphy, palestrou nesta quinta-feira e apresentou os pilares que impactam o valuation de uma startup e reforçou a importância de colocar o cliente no centro de tudo.
— Você deve identificar quem é um bom cliente e quem não possui afinidade com sua empresa. Invista nos que possuem mais afinidade — comentou durante a palestra. O especialista também destacou que quando uma empresa possui uma cultura sólida de valorização do cliente, ela alcançará o crescimento exponencial.
A hora certa para acelerar
As empresas Darwin Startups, Pague Veloz, 1Doc e Code Money compartilharam sua experiência em programas de aceleração e parcerias com corporações, como a Softplan. Os painelistas destacaram como uma boa parceria pode oferecer uma chancela para uma startup, aumentando a credibilidade das soluções e facilitando a escalabilidade.
— Quando a Softplan veio falar com a gente foi uma surpresa. Eles são uma grande referência dentro do setor público e grandes especialistas que poderiam potencializar muito a 1Doc. A melhor parte dessa parceria foram as pessoas da Softplan, mesmo sendo uma empresa muito grande, as pessoas se destacam — comentou Jeferson Castilhos, da 1Doc.
Continue acompanhando as novidades do Startup Summit no Portal Tech da NSC ao longo da sexta-feira.
Resultados Digitais recebe aporte de R$ 200 milhões
A Resultados Digitais, líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas, anunciou na quinta-feira uma nova rodada de investimentos liderada pela norte-americana Riverwood Capital. O aporte, no valor de R$ 200 milhões, é o mais alto já recebido por uma empresa latino-americana no segmento.
— A Resultados Digitais possui um enorme potencial de crescimento – tanto no Brasil, quanto internacionalmente -, além de um histórico de alto desempenho e uma equipe comprometida. Estamos confiantes de que é uma empresa que vai gerar um impacto ainda mais significativo e impulsionar todo o ecossistema — afirma Joaquim Lima, Diretor Geral da Riverwood Capital.
Polêmica: atritos entre governo e startups
Os conflitos entre empresas e a burocracia do governo não são novidade no país. De um lado, o poder público busca regulamentar a atuação das startups. De outros, as empresas do ecossistema de inovação argumentam que a burocracia atrasa o desenvolvimento do setor e atrasa a criação de novos negócios e projetos de inovação. Esse foi o tema da discussão entre a Associação Brasileira de Startups (Abstartup) e o Ministério da Economia na manhã de sexta-feira (16), no Startup Summit.
— É necessário tirar o VAR do campo e deixar o jogo rolar — afirmou Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups, em referência ao intervencionismo excessivo da regulamentação. Leia mais sobre o assunto aqui.
Fonte: NSC Total – Economia.
Deixe um Comentário