Muito mais do que entretenimento, os livros também podem ser uma excelente forma de ganhar repertório. Seja para acompanhar tendências, estudar as estratégias que levaram uma empresa ao sucesso (ou fracasso), aprender sobre determinado tema ou até mesmo conhecer uma história de resiliência, uma boa leitura é, para muitos empreendedores, uma das melhores e mais eficazes fontes de conhecimento.
Pensando nisso, o Startups conversou com executivos que são referência no mercado de inovação e para entender quais são as obras que, de alguma forma, marcaram suas trajetórias e os ajudaram a construir uma jornada de sucesso.
Veja, a seguir, as dicas de leitura de sete fundadores de startups, livros que também podem te inspirar como empreendedor:
Fabrício Bloisi, CEO do iFood
Livro: O novo Iluminismo: Em defesa da razão, da ciência e do humanismo
Autor: Steven Pinker
“O Novo Iluminismo é um dos meus livros preferidos. Ele trás uma visão de psicologia da humanidade — como estamos avançando, como funciona a sociedade e como enfrentamos problemas complexos, como guerras, desinformação. É um livro otimista, que mostra que estamos progredindo com muitos dados, apesar de tantas dificuldades. É um livro bem longo, mas vale muito ler!”
Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy
Livro: Faça Acontecer
Autor: Sheryl Sandberg
“Este livro foi essencial no meu aprendizado sobre os desafios enfrentados por mulheres no mundo corporativo. Liderando uma scale-up, encontrei insights valiosos para superar obstáculos. A abordagem direta de Sheryl trouxe uma nova perspectiva sobre as barreiras enfrentadas por mulheres nos negócios, que são muitos.
Destacando a pressão social e desafiando a ideia de sacrifícios pessoais para o sucesso profissional, o livro é uma mistura inspiradora e prática. Recomendo a leitura para todas as lideranças que buscam promover um ambiente mais inclusivo nas suas empresas. E para as CEOs mulheres em busca de orientação, os insights de Sheryl são uma bússola valiosa para enfrentar desafios específicos. O livro é uma fonte pessoal de inspiração para moldar um ambiente corporativo mais equitativo e inclusivo.”
Fabiano Cruz, CEO e cofundador da Zoop
Livro: Cartas a um Jovem Terapeuta
Autor: Contardo Calligaris
“É uma obra que reflete sobre a prática da psicoterapia através de uma série de cartas escritas a um jovem colega. Nestas cartas, Calligaris compartilha sua experiência, oferecendo insights sobre a complexidade das relações humanas, a importância da escuta ativa e a capacidade de se manter aberto e questionador. Ele discute o desafio de equilibrar empatia e distanciamento, além de enfatizar a relevância da autocompreensão e do desenvolvimento contínuo, tanto pessoal quanto profissional.
Traçando um paralelo com a vida de um empreendedor, a obra de Calligaris ressalta competências essenciais também para o sucesso nos negócios. Assim como um terapeuta, um empreendedor precisa ser um bom ouvinte, capaz de entender e responder às necessidades dos outros (sejam clientes, parceiros ou colaboradores). A capacidade de se adaptar, aprender continuamente e manter uma mente aberta são fundamentais em ambos os campos. Além disso, o equilíbrio entre empatia e assertividade, crucial na terapia, é igualmente importante no empreendedorismo, onde a gestão de relações e a tomada de decisões assertivas são chaves para o sucesso.”
Francisco Pereira, CEO e fundador da Trademaster
Livro: The Speed of Trust
Autor: Stephen M. R. Covey
“O livro mostra, por meio de uma visão prática e convincente, de como a confiança não é apenas um valor intangível, mas sim a chave para atingir metas mais ambiciosas e duradouras, além de propiciar o florescimento de relacionamentos sólidos e equipes coesas. É uma leitura essencial para líderes que buscam não apenas sucesso imediato, mas também uma base sólida para o crescimento sustentável de suas equipes e organizações”.
Gonzalo Parejo, CEO e cofundador da Kamino
Livro: Responsabilidade extrema: como os Navy Seals lideram e vencem
Autores: Jocko Willink e Leif Babin
“A obra inspirou minha jornada e oferece princípios poderosos de liderança derivados de experiências militares altamente aplicáveis ao contexto empreendedor. O conceito central do livro é justamente a ideia de que os líderes devem assumir responsabilidade pelos fracassos e sucessos de sua equipe, promovendo uma cultura em que a culpa não é transferida e os desafios são enfrentados de frente. Também ensina os CEOs a se concentrarem nas questões mais críticas primeiro, tomando decisões e executando-as de maneira eficaz, melhorando assim a produtividade e a tomada de decisões sob pressão. Para além disso, o livro apresenta a liderança como uma habilidade que pode ser desenvolvida e refinada com estratégias práticas para aprimorar a a coesão da equipe e desempenho geral da empresa.”
Tatiana Pimenta, CEO e fundadora da Vittude
Livro: The Hard Thing About Hard Things
Autor: Ben Horowitz
“Vou recomendar um livro que já li três vezes: uma bem no começo, quando a vittude tinha 1 mês; depois novamente quando levantamos o seed; e última vez logo depois que captamos a rodada Série A. Um ponto principal é que ele mostra que a vida empreendedora, apesar de gratificante, é extremamente desafiadora. O autor compartilha vários momentos de sofrimento e desafios, tanto nas captações, como também com a gestão de pessoas. Ele narra um episódio onde precisa desligar um dos seus amigos, que trabalhava com ele, pensando no bem da empresa. Empreender parece lindo para quem vê de fora, mas a realidade é que é solitário, sofrido e exige uma bela resiliência. Ao ler o livro, sinto que não estou tão sozinha.”
Pablo Cavalcanti, CEO e cofundador da Inmetrics
Livro: A marca da vitória
Autor: Phil Knight
“Eu gosto muito dessa história sobre coragem, persistência e sonho. Primeiro, porque é belíssima! A forma como foi escrita, é emocionante, parece um filme. Phil Knight, co-fundador e ex-CEO da Nike, é um empreendedor inspirador. Trabalha duro, é muito persistente, tem uma série de revezes, traições. Enfim, passa por muitas dificuldades, mas é um cara que não desiste do sonho, que criou uma cultura simples de trabalho, de inovação, escrito no Manifesto da Nike, que é uma obra-prima sobre cultura organizacional. Os valores que estão lá são incríveis e têm tudo a ver com os meus valores pessoais e os que quero na cultura da Inmetrics.”
Fonte: startups.com.br
Deixe um Comentário