Se diferenciar para atrair e reter clientes exige a adoção de uma cultura inovadora em todas as esferas do negócio
A inovação só existe quando gera valor. É assim que ela pode ser entendida como um diferencial competitivo para empresas de todos os tamanhos. Mas, a capacidade de inovar vem exigindo cada vez mais que o empreendedor saia da zona de conforto, aproveite os interesses do mercado-alvo e crie tendências ou soluções que sejam capazes de transformar a experiência dos clientes de forma positiva. Parece fácil, mas na prática, se diferenciar para atrair e reter clientes exige a adoção de uma cultura inovadora em todas as esferas do negócio.
Nos últimos anos, temos visto diversas marcas surgindo e ganhando mercado por conta da sua capacidade de inovar. O ecossistema de startups, por vocação, é um fomentador natural dessas soluções. No entanto, é necessário lembrar que a inovação não está presente em todos os negócios, pelo contrário, é uma mudança cultural que precisa ser desenvolvida com capacitação, informação, fomento e apoio.
Inovação nada mais é do que criar algo que tenha utilidade, que seja diferente do que já existe e tenha mercado, pois a inovação precisa gerar lucros, além de estar relacionada com a criação de soluções ou quebra de padrões. Podemos dizer que a inovação pode representar tanto a elaboração de um modelo de negócio e serviços, como também o desenvolvimento de novos produtos para problemas recorrentes do público-alvo.
Com os avanços tecnológicos, algumas tendências se inserem no cenário mundial de inovação, como é o caso da criação e o uso de softwares em nuvem para o gerenciamento de equipes e atendimento ao público, além dos novos espaços de trabalho em grupo, que incentivam a criatividade e contato com outros profissionais, como os coworkings; ou, ainda, a produção de soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes.
Empreendedorismo e inovação são como dois lados de uma mesma moeda, que se estiver parada não tem valor algum. Para empreender é preciso ter espaço para criar, colocar ideias em prática e, de fato, inovar. Nenhuma empresa que fique “parada no tempo” poderá se sustentar a longo prazo e continuar crescendo no mercado. Basta observar alguns empreendimentos que foram atingidos por novas tecnologias, como as locadoras de vídeos, que foram disseminadas com os serviços de streaming e assinaturas online.
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