Inovação é vital para as empresas. Na corrida pela conquista do cliente, vence aquela empresa que presta o melhor serviço ou oferece o melhor produto. Levando em consideração esse cenário, onde cada vez mais o publico tem acesso à informação e exige agilidade dos vendedores e atendentes, as empresas precisam se adaptar às novas demandas por meio de estratégias inovadoras. Especialistas ouvidos pela reportagem são unânimes em afirmar que a inovação é a chave para se destacar em um ambiente empresarial competitivo. Os resultados do Top Natal 2023 também apontam nessa direção, as empresas que conseguiram inovar em seus processos conseguiram permanecer na memória dos consumidores.
O Top premia o trabalho continuado das empresas e a capacidade dos negócios se reinventarem, pontua Paulo de Tarso, diretor da Consult Pesquisa. A premiação acaba servindo também como termômetro de inovação das empresas. “É sempre um desafio porque para aquelas empresas que foram as tops, o desafio é se manter no topo e para isso é preciso inovar. Por outro lado, a empresa que não foi tão citada pode repensar estratégias e inovar para que no próximo ano ela possa estar entre as mais citadas. É uma característica marcante do top que pudemos observar ao longo de todos esses anos de parceria”, indica.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio-RN), Marcelo Queiroz, diz que as empresas que estiverem mais atentas à adoção de ferramentas inovadoras estão mais aptas a se manterem competitivas no mercado. Ele destaca ainda que a implementação de tecnologias de inteligência artificial é um elemento crucial nesse processo. “A inovação, especialmente a adoção de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), desempenha um papel fundamental na atração ao consumidor”, comenta.
Ainda segundo Queiroz, a adoção da IA pode oferecer a capacidade de automatizar tarefas repetitivas e, consequentemente, liberar recursos para desafios mais complexos, principalmente para os pequenos negócios. “A implementação de chatbots e assistentes virtuais também permite que as empresas, especialmente as de micro e pequeno porte, forneçam uma experiência completa aos clientes, incluindo suporte 24 horas. A IA se tornou uma ferramenta valiosa para tornar esses negócios mais competitivos, atendendo às necessidades do mercado e oferecendo soluções eficazes de atendimento ao cliente”, complementa.
A professora e diretora adjunta do Metrópole Parque, Iris Pimenta, ressalta que introduzir ou otimizar processos inovadores no ambiente corporativo é obrigatório para os negócios que visam crescer e evoluir. “Pode ser novas ideias, novos produtos, serviços, são processos para o mercado e isso vai garantir que a empresa promova vantagem competitiva. Ela vai estar agregando valor para os clientes e melhorar a imagem dela no mercado, aumentando eficiência e gerando crescimento”, comenta.
E os desafios para seguir esse caminho de inovação podem ser divididos em três pilares principais, explica Pimenta. “Processos, pessoas e tecnologia. Muitas vezes as empresas têm necessidade de se manter atuais no mercado, atender as novas demandas que estão surgindo, mas têm muita dificuldade de reorganizar seus processos, de entender como ela pode se tornar mais eficiente, como isso pode trazer valor para o negócio. A empresa tem dificuldade no processo interno de gerenciar pessoas, gerenciar times, atrair e reter talentos. Desafio que acaba dificultando esse processo de inovar”, diz.
Iris Pimenta, que também é especialista em gestão de tecnologia da informação, complementa: “E a tecnologia. Como é que eu consigo inovar buscando essa inovação tecnológica se ela não é muitas vezes um campo de conhecimento, de acesso fácil para a empresa? Eu digo que os principais desafios são esses pilares que são fundamentais para o processo de transformação, que às vezes carece de uma dedicação, de um esforço dessas empresas para estar buscando melhorar processos, pessoas e tecnologia”.
A premiação
O prêmio de maior relevância no cenário mercadológico e publicitário do Rio Grande do Norte reconhecerá as 29 marcas que permanecem mais vivas na memória dos consumidores. A iniciativa é do Sistema Tribuna de Comunicação, em parceria com a Consult Pesquisa. O Top Natal se baseia em respostas espontâneas dos entrevistados (método “top of mind”). O propósito por trás dessa abordagem metodológica é avaliar o grau de retenção na memória de produtos, marcas ou serviços entre os consumidores e potenciais consumidores.
A pesquisa realizada pela Consult envolveu 600 pessoas nas quatro zonas de Natal. A técnica “top of mind” foi aplicada em locais predeterminados, com formulários personalizados. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para o dia 9 de novembro, no casarão histórico do Solar Bela Vista. O Top Natal 2023 vai premiar as empresas mais lembradas de 29 segmentos: agência de viagem; água mineral; café; clínica médica especializada; colégio particular; concessionária de veículos nacionais (autorizadas); concessionária de veículos importados (autorizadas); construção civil; cursinho pré-Enem; material de construção; bar/gastrobar; farmácia de manipulação; hospital particular; imobiliária; instituição de ensino superior particular; laboratório de análises clínicas; laticínios; loja de material de informática; loja de departamentos; ótica; padaria; perfumaria; pizzaria; plano de saúde privado; provedor de internet; restaurante; shopping center; sorvete; e supermercado.
Fonte: Tribuna do Norte
Deixe um Comentário